Samu e bombeiros ensinam a manobra de Heimlich
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Maringá

Samu e bombeiros ensinam a manobra de Heimlich

Segurança por Luciana Peña em 30/09/2019 - 11:26

A técnica pode salvar vidas em caso de engasgamento. Só este ano o Samu e os Bombeiros atenderam mais de 250 casos de obstrução de vias aéreas. 

O que fazer quando um bebê está engasgado? E se for um adulto? A orientação é sempre chamar o socorro. Mas até que o socorro chegue qualquer pessoa pode ajudar aplicando na vítima a manobra de Heimlich, técnica mundialmente conhecida para desobstruir vias aéreas. O sargento Douglas Gomes, enfermeiro do Corpo de Bombeiros, diz que existem três tipos de obstrução de vias aéreas. 

Este ano, de janeiro a agosto, os bombeiros de Maringá atenderam 51 casos de obstrução de vias aéreas. E o Samu, 205 casos. Nesta segunda-feira, os socorristas ensinaram a manobra de Heimlich para um público formado por profissionais da saúde, funcionários de restaurantes e comunidade em geral. A freira Antônia das Graças Silva diz que uma colega da Igreja perdeu um irmão que se engasgou com um pedaço de carne durante um churrasco. 

O farmacêutico Juliano Cavalin quis aprender porque tem filho pequeno. 

A manobra pode ser executada tanto em crianças quanto em adultos. Basicamente trata-se de pressionar a região do tórax para que o objeto que está obstruindo as vias aéreas seja eliminado, explica o enfermeiro do Samu Jean Costa. 

No Instagram da CBN Maringá você confere uma demonstração de como se aplica a técnica em bebês.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade