Samu aéreo começa a transportar bolsas de sangue para transfusão durante atendimentos
Foto: Letícia Tristão / CBN Maringá

Maringá

Samu aéreo começa a transportar bolsas de sangue para transfusão durante atendimentos

Saúde por Letícia Tristão em 17/10/2022 - 13:50

É uma operação inédita no Paraná. Segundo o Samu, uma transfusão imediata no local do acidente pode ser vital.

O helicóptero do Samu é acionado para atender ocorrências em que os pacientes estão em estado grave e precisam ser muito rapidamente levados ao hospital.

Mas em muitos casos, principalmente em acidentes de trânsito em rodovias, uma transfusão de sangue no local do acidente poderia significar salvar uma vida.

De acordo com dados do Samu, metade dos atendimentos do serviço aeromédico dos últimos seis meses foram vítimas de acidentes graves que se enquadram nesse caso.

Nesta segunda-feira (17), a base aérea do Samu Maringá lançou um serviço inédito no Paraná. Bolsas de sangue serão carregadas no helicóptero do Samu para que possa ser feita uma transfusão imediata.

As bolsas de sangue, do tipo O-, por ser o doador universal, ficará dentro de uma bolsa térmica, cuja temperatura é controlada por aplicativo. Caso o sangue não seja utilizado dentro de quatro dias, será trocado com o Hemocentro Regional de Maringá. Isso porque o sangue tem prazo de validade.

É o que explica o coordenador médico das operações aéreas do Samu, Maurício Lemos. [ouça o áudio acima]

Foi um processo longo para que esse serviço pudesse ser autorizado, como explica o coordenador do Samu Norte Novo, Maurício Caetano. Ele reforça para que as pessoas doem sangue. [ouça o áudio acima]

Segundo o Samu, existe um protocolo específico para pessoas que não recebem transfusão sanguínea por questões religiosas.

O serviço começou a operar nesta segunda-feira (17). Pela manhã, não houve nenhuma ocorrência que necessitasse de transfusão imediata.

Desde que foi inaugurada, há quase seis anos, a base do Samu aéreo de Maringá já realizou mais de 3.600 atendimentos de emergências clínicas e traumáticas.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade