Rojões espantam pombos que causavam mau cheiro em praça de Cianorte
(Foto: www.tribunadecianorte.com.br)

Resolvido

Rojões espantam pombos que causavam mau cheiro em praça de Cianorte

Paraná por Carina Bernardino em 15/07/2019 - 18:15

A solução foi adotada pela Igreja Católica após inúmeras tentativas de afastar as aves. É que a sujeira incomodava a população. A decisão de usar os fogos foi tomada em audiência pública. 

Após dois anos de luta, a praça João XXIII de Cianorte está quase livre da sujeira e do mau cheiro provocados por pombos. Isto acorre após a soltura de rojões, medida adotada pela Igreja Católica após inúmeras tentativas de afastar as aves. Até repelentes foram colocados nas árvores próximas ao santuário, que recebe cerca de 12 mil fiéis por semana. A sujeira e o mau cheiro incomodavam toda a população. Nem carros podiam ser estacionados ao redor da praça. Em abril, uma procissão externa chegou a ser cancelada por causa do problema. No mês de junho, durante audiência pública organizada pelo Ministério Público, ficou decida a soltura de rojões para espantar os pombos. Os fogos de artifício começaram a ser utilizados há pouco mais de uma semana e já deram resultado, como explica o padre Sérgio Carris. 
 
A preocupação agora é se algum morador reclamar dos rojões, que são soltos todas os dias entre as 18h e 19h da noite. O promotor de Justiça Sérgio Roberto Martins, coordenador administrativo das Promotorias e Meio Ambiente de Cianorte, explica que o risco existe, mas que o assunto foi amplamente debatido na cidade e que a decisão tomada foi um consenso, já que muitas alternativas adotadas não resolveram o problema. 
 
Os rojões são adquiridos pelo Santuário Eucarístico. Os artefatos utilizados são de três tiros, porque não vão muito alto e nem fazem muito barulho. 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade