A reunião foi coordenada pela Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) e contou com a participação das forças da Guarda Municipal, Polícia Militar, fiscalização da Prefeitura, Conselhos Tutelares e Diretoria de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Assistência Social (SAS).
Durante o encontro ficou definido a criação de dois comitês. Um deles um vai discutir políticas públicas para o público juvenil e outro sobre as ações preventivas, com abordagens em festas clandestinas e grupos em ruas e avenidas da cidade.
Nessa sexta-feira (5) haverá uma ação para verificar e coibir estas aglomerações, prevenindo situações de risco que envolvam crianças e adolescentes como explica o secretário de Juventude, Emmanuel Predestin. [ouça o áudio acima]
O problema das festas clandestinas que geralmente ocorrem em chácaras vem de muito tempo. Há relatos da participação de crianças de 13 anos e o consumo de bebidas alcoolicas e drogas por adolescentes de 15 e 16 anos. O assessor da secretaria de Juventude, Carlos Bonfim, fala que a prevenção é importante já que muitos pais não sabem por onde andam os filhos. [ouça o áudio acima]
Algumas destas festas estão programadas para acontecer nesse fim de semana e vem sendo divulgadas nas redes sociais. Os conselhos vão acompanhar as atividades irregulares que ocorrem em Maringá.