Restrição à pesca de espécies nativas inicia na sexta-feira (1º)
Divulgação

Piracema

Restrição à pesca de espécies nativas inicia na sexta-feira (1º)

Meio Ambiente por Carina Bernardino em 30/10/2019 - 17:30

E o período de piracema vai até março de 2020. Na lista de proteção estão os peixes bagre, dourado, jaú, pintado e lambari.

A piracema, período de restrição à pesca de espécies nativas no estado, inicia na sexta-feira, dia 1º de novembro. De acordo com o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), na lista de proteção estão espécies como bagre, dourado, jaú, pintado e lambari. É que nestes meses, até março de 2020, é quando a maioria delas se reproduzem. A pesca de espécies consideradas exóticas, introduzidas no meio ambiente, como bagre-africano, carpa, corvina, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, piranha-preta, tilápia, tucunaré e zoiudo, não entram na restrição. O chefe regional do IAP, Antônio Carlos Cavalheiro, explica que a proibição da pesca na bacia hidrográfica do Rio Paraná compreende o rio principal e seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais e reservatórios. Ainda segundo ele, quem for flagrado pescando em desacordo com as restrições da piracema, irá cometer crime ambiental e será punido, inclusive com o pagamento de multa.

Nesta quarta-feira (30), o IAP divulgou que a multa em descumprimento da piracema é de aproximadamente R$ 700 por pescador e mais R$ 20 por quilo de peixe pescado. O infrator também terá os materiais de pesca apreendidos como varas, redes e embarcações. No período, além da pesca, o transporte e comercialização de peixes também serão fiscalizados. Assim como as competições de pesca, como torneios, campeonatos e gincanas. A restrição no estado acontece há mais de 15 anos. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade