Região Norte de Maringá continua com maior índice de infestação do Aedes aegypti
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/AEN

Dengue

Região Norte de Maringá continua com maior índice de infestação do Aedes aegypti

Saúde por Letícia Tristão em 03/02/2023 - 11:36

O índice geral é de risco médio de infestação do mosquito transmissor da doença. Lixo nas casas e armazenamento de água da chuva são os locais onde há mais focos de criação do mosquito.

Os dados detalhados do primeiro Lira de 2023 foram divulgados pela Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (3). O índice geral de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, é de 2,4%, risco moderado de infestação, índice esperado pela época do ano: calor e chuva.

O Lira traz os dados por região de Unidade Básica de Saúde. A região Norte da cidade continua concentrando maior índice de focos da dengue.

O que não significa que não há casos por toda a cidade. Há índices inclusive de casos confirmados de dengue mais altos em outras regiões.

Muitas vezes a pessoa mora em uma localidade e acaba sendo infectada pelo mosquito com a dengue em outro local.

Atualmente, Maringá tem 233 casos confirmados de dengue no período epidemiológico, que começou em agosto e segue até julho. Nenhuma morte por dengue no período.

A região da UBS Alvorada III está com índice de 4,51% e 10 casos confirmados de dengue.

A região da UBS Ney Braga registrou índice zero de infestação do mosquito, mas tem 16 casos confirmados.

De acordo com o gerente de zoonoses, Eduardo Alcântara Ribeiro, o lixo nas casas continua sendo onde há maior focos de dengue encontrados. E o armazenamento de água da chuva tornou-se mesmo um vilão. [Ouça o áudio acima]

O mosquito Aedes aegypti também é transmissor do Zika vírus e febre Chikungunya. Em Maringá não há nenhum caso confirmado dessas doenças.

Mas a Sesa, Secretaria de Estado da Saúde emitiu um alerta para Chikungunya no Paraná após surto de casos no Paraguai.

Desde o início do ano foram confirmados 5.625 casos no país vizinho.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade