Reforma administrativa mira na eficiência da gestão
Acompanhe O Assunto é Política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Reforma administrativa mira na eficiência da gestão

O Assunto é Política por Diniz Neto em 16/05/2018 - 10:06

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

TEMPO Faltam 144 dias para as eleições e 83 dias para 5 de agosto, último dia para realizações das convenções partidárias para definir candidatos e coligações.

 

REFORMA ADMINISTRATIVA. MAIS CARGOS?

O projeto de lei complementar 1.741/2018, alterando a estrutura administrativa da Prefeitura de Maringá e criando a Secretaria Municipal de Segurança Pública, foi aprovado ontem, com 14 votos, incluindo o voto do presidente, Mario Hossokwa (que não precisava votar).

Teve um voto contrário, do vereador Homero Marchese (PROS), que considera que o anexo 1 altera os cargos em confiança e as funções gratificadas, ampliando para 315 os cargos em comissão (seriam mais 155 cargos na estrutura).

O líder do governo, Jean Marques (PV), alega que não há criação de cargos, mas sim um mecanismo que permitirá remanejamento de cargos.

Isso remete a 2015 e 2016 quando foi denunciado que Maringá teria 520 cargos em comissão.

Na verdade, estes cargos nunca foram ocupados na sua totalidade, mas o número de cargos na estrutura foi usado exaustivamente. As explicações da administração de que o máximo de cargos nomeados nunca ultrapassou 325 cargos não foram consideradas.

Até hoje, para muitas pessoas, Maringá possuía 520 nomeados, o que jamais aconteceu.

Maringá tem hoje 150 cargos em comissão nomeados. As funções gratificadas, que são cargos em comissão ocupados por servidores de carreira, cresceram em torno de 50% na atual gestão.

A situação atual traz à tona o fato de que administração, se for planejada, se for eficiente, precisa ter margem de reserva para a gestão da cidade. O argumento do enxugamento é popular, mas a prática parece não contribuir com a eficiência.

As atenções se voltam ao anexo 1 que acompanha o projeto de lei complementar 1.741/2018.

Detalhe: o anexo 1 não está publicado junto com o texto do projeto, no site da Prefeitura.

 

PROJETO DAS CÂMERAS EM ESCOLAS NÃO FOI VOTADO

O Projeto de lei 14.226, literalmente de autoria dos vereadores de Maringá (todos assinaram o projeto como coautores), foi retirado de pauta por duas sessões. Ou seja, pode voltar à pauta na quinta-feira, dia 24 de maio.

Já se sabe que a administração municipal não tem planos para instalar câmeras nas salas de aula. No máximo em áreas comuns das escolas e centros de educação infantil, os CMEIs ou creches como são popularmente chamadas.

Como já comentamos ontem, este é um projeto que deveria ser encaminhado pelo Poder Executivo aos vereadores, após estudos orçamentários e legais.

Fundamenta a iniciativa dos vereadores o argumento de segurança para as crianças e para os profissionais da educação. Porém, há entreves legais para a instalação destas câmeras que precisam ser debatidos e solucionados.

 

SEMANA DO MEI

A Semana do Microempreendedor Individual (MEI) começou ontem, em Maringá, com a oficina “5 menos que são mais”.

A oficina está continuando hoje, na Sala do Microempreendedor (térreo do Paço Municipal), durante a manhã.

Também hoje, às 19 horas, no Auditório Hélio Moreira, lançamento do projeto MEI Up. Inscrições abertas na Sala do Empreendedor, fone (44) 3221-1295.

Na quinta-feira, 17, às 8 horas, na Sala do Empreendedor, Café com crédito. Dia 18, das 8 às 11h30, na sala de reuniões do Paço Municipal, rodada de negócios.

A Semana do MEI 2018 mobiliza as Salas do Empreendedor e as regionais do Sebrae, em todo o país. Há muitos eventos a distância, no site da Semana do MEI.

Em Sarandi, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realiza a Semana do MEI, nos dias 18 e 19 de maio, com uma feira, das 13 às 22 horas, na Praça dos Pioneiros.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade