Reeleito, o que Ulisses Maia pretende fazer em novo mandato?
Foto: Rodisley Souza/CBN Maringá/Arquivo

Nova gestão

Reeleito, o que Ulisses Maia pretende fazer em novo mandato?

Política por Victor Simião em 17/11/2020 - 18:26

A CBN acessou o plano de governo dele e selecionou alguns tópicos. São propostas para a educação, saúde, cultura e mobilidade urbana. 

Reeleito com 56,8% dos votos válidos, o prefeito Ulisses Maia (PSD) terá mais quatro anos de gestão a partir de 2021. Como foi escolhido pelo maringaense para gerir a cidade, as propostas feitas por ele deverão sair do papel. A CBN acessou o plano de governo e selecionou alguns dos projetos que ele apontou que faria, caso fosse eleito.
O documento foi disponibilizado no site da Justiça Eleitoral e tem 25 páginas.

São 18 tópicos que abordam áreas como segurança pública, saúde, educação, cultura e assistência social.

Em relação à cultura, Maia registrou que irá ampliar o edital Aniceto Matti, que atualmente disponibiliza R$ 2 milhões em recursos; também informou que irá ampliar os projetos de Convites às Artes, construir uma nova sede para a biblioteca municipal, que hoje está em um local alugado.

Na educação, a gestão quer chegar à nota 8 no IDEB, um dos principais índices de qualidade na área. Atualmente está em 7,2 - nota atingida na atual gestão. Maia quer mais tecnologia nas escolas, além de aulas que envolvam temas como meio ambiente. O Executivo quer que a educação municipal use mais as bibliotecas públicas. Outra proposta é a de criação de turmas de alfabetização adulta.

Na saúde, o programa de governo apresentou quer irá fazer mutirão de combate à dengue e a implantação da jornada de 30 horas semanais para os servidores das UPAs Zona Norte e Zona Sul.

Quanto à segurança pública, o governo irá criar o programa “Paz na área”. Conforme o plano, “que conjuga a ação policial com inteligência e o novo sistema de monitoramento, mediado pelas novas tecnologias, nos pontos quentes de ocorrências policiais, com maior atuação nos locais de equipamentos públicos de esporte, cultura, lazer e assistência social. Pensar a segurança é trabalhar de maneira integrada e reorganizar o espaço coletivo, permitindo à população o uso seguro das áreas públicas”. O programa quer ampliar a Guarda Municipal também.

Na mobilidade urbana, o Ulisses Maia quer aumentar as ciclovias. Em Maringá, são 40 quilômetros até o momento. A gestão Maia já construiu cerca de 10 quilômetros. O Executivo quer criar um aplicativo para o estacionamento rotativo, assunto que já havia sido ventilado na atual administração. Outra proposta é implementar o sistema de bicicletas compartilhadas.

De modo geral, o plano de governo não apresenta de onde sairá o dinheiro para os projetos. Ulisses Maia também não usou, em momento algum, os termos prometer ou promessa.