Redação do Enem foi sobre democratização do acesso ao cinema no Brasil
Carina Bernardino/CBN Maringá

1ª Etapa

Redação do Enem foi sobre democratização do acesso ao cinema no Brasil

Educação por Carina Bernardino em 03/11/2019 - 17:20

Tema ‘surpresa’ deixou candidatos ansiosos para prova neste domingo (3). Foram 7,9 mil inscritos de Maringá

Dos mais de 5 milhões de inscritos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 no país, 211 mil realizaram as provas no Paraná e 7.905 fizeram em Maringá. O Exame foi dividido em duas etapas, sendo que a primeira ocorreu neste domingo (3) e a segunda será realizada no próximo dia 10.

Neste primeiro dia de provas, foram respondidas 45 questões de linguagens e 45 questões de ciências humanas, além da redação. E o tema ‘surpresa’ deixou participantes ansiosos antes da prova. A estudante Natália Barroso, de 17 anos, era uma delas.

Enquanto os estudantes ainda faziam o Enem, o MEC (Ministério da Educação) divulgou o tema da redação deste ano, que foi sobre a democratização do acesso ao cinema no Brasil. O texto dissertativo de até 30 linhas não poderia ferir os direitos humanos. O exame iniciou às 13h30 deste domingo e teve a duração de 5h30. Neste período, o professor Rodolfo Isaias Barbosa ficou no local de prova aguardando e torcendo pelo irmão dele, que fez o Enem pela segunda vez.

Além de testar os conhecimentos, o Exame Nacional do Ensino Médio abre portas para quem deseja ingressar no ensino superior do país. É que os participantes têm a possibilidade de usar as notas do exame para entrar em faculdades públicas e privadas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Em 2015, a estudante Paula Jéssica Magno conseguiu ganhar uma bolsa de estudos para cursar Ciências Sociais, mas não pode estudar naquela época. Agora, ela faz enfermagem, mas ainda fez o Enem em busca da oportunidade de cursar medicina em uma faculdade privada.

Na segunda etapa do Enem, no dia 10, serão respondidas 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade