Rael Toffolo deixa Secretaria de Cultura de Maringá
Arquivo/PMM

Saída

Rael Toffolo deixa Secretaria de Cultura de Maringá

Por Victor Simião em 04/06/2018 - 16:44

No lugar dele, entra Miguel Fernando produtor cultural e diretor do ICI (Instituto Cultural Ingá). O anúncio oficial está marcado para essa terça-feira (05). Rael Toffolo assumiu a pasta em janeiro de 2017, no início da gestão Ulisses Maia.  Miguel Fernando confirmou a nomeação dele para o cargo. 


A saída de Toffolo acontece em meio a críticas feitas produtores culturais que pedem mais transparência. O meio cultural também já havia criticado publicamente a Secretaria de Cultura por conta do atraso das contratações dos vencedores do Prêmio Aniceto Matti 2017, que devem começar nesta semana.  Dias atrás também houve críticas públicas a um gerente da pasta, em que bibliotecárias pediram a saída do gestor. 


A CBN tentou contato com Tofflo, mas ele não atendeu às ligações. 


Rael Tofflo é professor da Universidade Estadual de Maringá. Ao longo da gestão à frente da pasta, ele buscou melhorar a execução de editais públicos. O agora ex-secretário também ampliou a participação de pessoas ligadas à literatura na Festa Literária de 2017. Durante o período em que ele foi gestor foi iniciada a reforma no Centro de Ação Cultural (CAC) e o início da retomada do prédio do Cine Teatro Plaza por parte do poder municipal.