Quase 8 mil títulos eleitorais de Maringá podem ser cancelados
Divulgação/Fórum Eleitoral

Alerta

Quase 8 mil títulos eleitorais de Maringá podem ser cancelados

Política por Carina Bernardino em 26/02/2019 - 15:30

É que segundo o TSE, os eleitores não votaram e nem justificaram a ausência às urnas nas três últimas votações. O prazo para regularizar a situação inicia no dia 7 de março e vai até 6 de maio.  

De acordo com o TSE - Tribunal Superior Eleitoral 114.625 eleitores paranaenses poderão ter os títulos eleitorais cancelados por não terem votado e nem justificada a ausência nas urnas nas três últimas votações. Para a Justiça Eleitoral, cada turno é considerado uma eleição.

Na Comarca de Maringá, são mais de 8,8 mil eleitores com títulos irregulares, sendo que 7.963 são maringaenses. O alerta é por causa do prazo de 60 dias para regularização, que será iniciado na próxima semana.

A analista judiciária Fernanda Sala Franzini Fulgêncio explica que para o eleitor regularizar a situação deve procurar o Fórum Eleitoral entre os dias 7 de março e 6 de maio levando os documentos pessoais. No local, será emitida a guia de recolhimento da multa, que é de R$ 3,51 para cada turno que o eleitor deixou de votar. O procedimento é válido para eleitores de toda a Comarca.

Se tiver o título cancelado, o eleitor ficará impedido de praticar vários atos da vida civil. Também não poderá fazer empréstimos em bancos públicos; receber salários, remuneração ou vencimentos de cargo público, autárquico ou paraestatal e nem participar de licitações federais.

Em todo o Brasil, mais de 2 milhões 645 mil eleitores estão com os títulos irregulares, segundo o TSE. O cancelamento dos títulos eleitorais irregulares vai ocorrer entre os dias 17 e 20 de maio.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade