Quase 50% das mortes de crianças no país são por acidentes domésticos
Shutterstock

Risco

Quase 50% das mortes de crianças no país são por acidentes domésticos

Saúde por Carina Bernardino em 18/12/2018 - 16:20

O índice de mortalidade infantil é até 14 anos. E durante as férias, panela quente, chão molhado, produto químico e ambiente com água são armadilhas para os pequenos. 

Em menos de cinco dias, dois casos envolvendo crianças servem de alerta para pais e responsáveis. Em Novo Esperança uma menina de quase dois anos se enforcou com a alça de uma mochila na escola e em Apucarana, um menino de 1 ano e 8 meses se afogou em um balde que estava brincando. Diante dos casos e do período de férias, a CBN pediu orientações do Corpo de Bombeiros para evitar acidentes domésticos, aqueles que ocorrem em ambientes onde os pequenos ficam diariamente. Outro motivo é porque, segundo o Ministério da Saúde, quase 50% das mortes de crianças no Brasil são acidentais. E no site Criança Segura existe a informação de que 90% de todos esses casos poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. O tenente Guilherme Brinskiquiliari, do 5º Grupamento, traz algumas orientações, já que toda a casa pode oferecer perigo para as crianças.

Na cozinha, o risco é de queimaduras. Mas também é preciso estar atento a vazamento de gás e a exposição de produtos químicos.

Em relação a afogamentos, qualquer lugar, por mais raso que seja, oferece riscos aos pequenos. A vigilância tem que ser constante.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, das 17 pessoas que morrem afogadas todos os dias, três são crianças.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade