Quase 40 imigrantes e refugiados se formam em curso de conserto e costura
Carina Bernardino/CBN Maringá

Estrangeiros

Quase 40 imigrantes e refugiados se formam em curso de conserto e costura

Cidade por Carina Bernardino em 12/08/2019 - 17:24

Capacitação ocorreu por meio de um projeto ofertado em instituição de ensino maringaense.

Após três meses de aulas, 38 estrangeiros se formaram em um curso de conserto e costura ofertado em uma instituição de ensino de Maringá. A formatura dos haitianos, angolanos e venezuelanos ocorreu na tarde desta segunda-feira (12). Dannelys Mercedes Moreno Sanchez e a mãe dela, são duas formandas da turma. A mãe sabia costurar, mas ela tinha conhecimentos básicos. Agora, Dannelys tomou gosto pelos estudos e já pensa até em fazer curso superior em moda.

O curso de conserto e costura para imigrantes e refugiados foi ofertado pela área de Responsabilidade Social da Unicesumar. Essa foi a segunda turma formada. Na primeira, foram capacitados 32 estrangeiros. De acordo com o diretor de relações institucionais, Wesley Matos, a instituição vai acompanhar os formandos até a inserção deles no mercado de trabalho.

Outro formando da turma é o haitiano Marcwilson Louissaint hatiano, que está há seis anos do Brasil. Mas apesar de formado, ele também continuará os estudos na instituição. É que além de conserto e costura, ele também faz curso de servente de pedreiro. Marc, como é chamado na faculdade, diz que as áreas são distintas, mas que com força de vontade ele irá aproveitar todas as oportunidades que está tendo no país.

O projeto de inclusão social de refugiados e imigrantes existe há mais de dois anos na faculdade. Outros cursos ofertados foram de culinária, gastronomia, empregada doméstica e de língua portuguesa para estrangeiros. Além das aulas, os alunos também recebem vales transportes e alimentação para estudar.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade