Quando serei vacinado contra Covid-19 em Maringá? Veja as 5 fases de imunização
Imagem ilustrativa/foto: Jonathan Campos/AEN

Pandemia

Quando serei vacinado contra Covid-19 em Maringá? Veja as 5 fases de imunização

Saúde por Lethícia Conegero/GMC Online em 20/01/2021 - 20:31

A vacinação contra Covid-19 em Maringá começou nesta terça-feira (19), com a chegada de 9.360 doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês SinoVac em parceria com o Instituto Butantan. Cinco trabalhadores da área da saúde foram os primeiros a serem imunizados no município. 

O Plano de Vacinação de Maringá segue o documento elaborado pelo Governo Federal e é dividido em cinco fases. Veja quais são:

1ª fase

A primeira fase da vacinação contra Covid-19 em Maringá, que começou nesta terça-feira (19), inclui trabalhadores da área da saúde e idosos e trabalhadores de asilos. Esta fase abrange uma população de 17.570 pessoas, sendo que cada uma receberá duas doses do imunizante. 

De acordo com o prefeito Ulisses Maia (PSD), a primeira etapa de imunização deve ser concluída até essa sexta-feira (22). 

2ª fase

A segunda etapa vai vacinar pessoas com mais de 60 anos. Em Maringá, este grupo soma 57.409 pessoas. Serão 114.818 doses, sendo duas para cada idoso.

3ª fase

Pessoas com comorbidades, ou seja, com doenças crônicas, entram na terceira fase da imunização contra Covid-19 em Maringá. São 38.577 pessoas, que receberão duas doses cada. Veja a lista das comorbidades:

- Diabetes mellitus;
- Hipertensão;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica;
- Doença renal;
- Doenças cardiovasculares e cerebrovasculares;
- Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea;
- Demais indivíduos imunossuprimidos;
- Anemia falciforme;
- Obesidade grau 3;
- Síndrome de down.

4ª fase

A quarta fase da vacinação contra Covid-19 em Maringá inclui os seguintes grupos: pessoas em situação de rua; serviço funerário; trabalhadores de força de segurança e salvamento; trabalhadores educacionais e da assistência social; trabalhadores do transporte coletivo, aéreo, ferroviário e caminhoneiros; população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional. Nesta etapa, a população estimada é de 12.129 pessoas – cada um receberá duas doses.

5ª fase

A quinta e última fase de vacinação contra Covid-19 em Maringá abrange pessoas menores de 60 anos, o que corresponde a 217.695 pessoas, segundo a administração municipal. O número de doses para essa etapa será 435.390 – duas para cada.

Plataforma

A Prefeitura de Maringá informou que está desenvolvendo um site onde os moradores poderão saber a qual grupo pertencem e quando receberão a dose da vacina contra o novo coronavírus. Para isso, será preciso preencher um cadastro. A plataforma deve ficar pronta na próxima semana e o funcionamento deve iniciar assim que o Ministério da Saúde liberar o calendário geral de vacinação. 

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade