Proposta de complaince na Prefeitura de Maringá está “congelada”
Imagem Ilustrativa/Foto de Cleber França

Parada no Momento

Proposta de complaince na Prefeitura de Maringá está “congelada”

Política por Victor Simião em 26/04/2019 - 18:02

Anunciada no fim de 2018 por Ulisses Maia, a ideia não tem prazo para ser aplicada. Município já tem Controladoria.

Anunciada pelo prefeito Ulisses Maia no fim de 2018, a secretaria de compliance não deve sair tão cedo do papel. A CBN conversou com o chefe de gabinete do município, Domingos Trevisan, que explicou que o projeto está “congelado”. Sem gravar entrevista, Trevisan falou que a iniciativa está sendo analisada. Para criar uma secretária é necessário um projeto de lei, estudo orçamentário e novos funcionários – algo que não caberia no momento, disse. Mesmo assim, o chefe de gabinete não descartou a criação da pasta ainda neste ano.

Compliance é um termo inglês que significa conformidade. Empresas privadas desenvolvem um setor com esse nome para avaliar contratos e ações, principalmente junto ao poder público.

O objetivo de uma secretaria do tipo seria dar maior transparência as ações do executivo municipal e evitar fraudes por meio de fiscalização interna. Na prática, Maringá já tem a Controladoria Geral do Município, mas a atual gestão da Prefeitura avaliou no fim do ano passado que essa pasta serve para os trabalhos internos e não externos.

Em entrevista à CBN em dezembro de 2018, Maia disse que queria unir três secretarias para criar a complaince.

A Prefeitura de Maringá não estimou o número de gastos com a possível pasta e nem o número de servidores que deveriam atuar nela neste ano. Também não havia especificação de gastos para a área no projeto de lei orçamentária de 2019.

A Controladoria Geral do Município tem orçamento de 700 mil reais para este ano.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade