Projeto proíbe a separação de presos por facções
Imagem Ilustrativa/EBC

Presídios

Projeto proíbe a separação de presos por facções

Política por Luciana Peña em 28/05/2019 - 10:58

Um projeto apresentado pelo deputado estadual soldado Adriano José, de Maringá, proíbe a separação nos presídios de presos que pertençam a facções criminosas diferentes. Segundo o deputado, uma penitenciária precisa ser um lugar “horrível”, que faça o preso chorar.

Na semana em que o país assiste a mortes de presos em penitenciárias do Amazonas, no Paraná um projeto apresentado na Assembleia Legislativa causa polêmica antes mesmo de chegar às comissões. O projeto proíbe a classificação e segregação dos internos do Sistema Penitenciário por critério de facções criminosas. A proposta é do deputado soldado Adriano José, de Maringá. Ele trabalhou 11 anos como policial militar e disse que o dia a dia prendendo suspeitos motivou o projeto. Ele defende que colocar presos rivais juntos enfraquece o crime organizado e diz que a penitenciária precisa ser um lugar “terrível”.

O deputado faz uma ressalva: os chamados ladrões de galinha devem ser separados dos mais perigosos.

O deputado não acredita que a separação de presos por facções ajude na ressocialização dos internos.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná emitiu uma nota alertando para os riscos do projeto. Segundo o Sindarspen, a medida promoveria o crescimento das facções no Paraná e aumentaria os riscos de rebeliões.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade