Projeto de lei que dava nome de ex-vereador à parque é vetado em Maringá
Foto: CMM/arquivo

Executivo

Projeto de lei que dava nome de ex-vereador à parque é vetado em Maringá

Política por Iasmim Calixto/GMC Online em 09/05/2023 - 09:15

O Poder Executivo vetou o projeto de lei que alterava o nome do Parque Linear Rio Samambaia, localizado na Zona 37 de Maringá, para Parque Linear Rio Samambaia Vereador Luís Steinle de Araújo – Luizinho Gari.

O veto total ao projeto está na pauta da sessão desta terça-feira (9) para apreciação dos vereadores.

O veto veio após uma série de manifestações contrárias à homenagem póstuma ao ex-vereador que faleceu em 2021.

Em abril, o Fórum Maringaense de Mulheres publicou uma nota de repúdio contra a homenagem a Luizinho Gari, preso por violência doméstica. A nota foi endossada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Maringá (CMDMM).

O CMDMM encaminhou ao Poder Executivo um pedido para que o projeto fosse vetado.

Segundo o veto do Executivo encaminhado à Câmara, a proposição foi vetada pois não atende aos critérios legais vigentes para a denominação de logradouros públicos.

“Sem embargo do mérito da iniciativa, dado o seu intento de homenagear ilustre cidadão que se dedicou de modo especial à comunidade local, a propositura não reúne as condições necessárias para a sua conversão em lei, visto não atender aos critérios legais vigentes para a denominação de logradouros públicos“, diz o documento.

(atualizado às 14h37):  O veto do Executivo foi derrubado com 10 votos favoráveis e cinco contrários. Os autores do projeto são os vereadores Dr. Manoel, Belino Bravin, Cristian Maia Maninho e Altamir Antônio dos Santos. 

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade