Procon deve entrar com ação coletiva esta semana contra Sanepar
Divulgação/Sanepar

Tarifa mínima

Procon deve entrar com ação coletiva esta semana contra Sanepar

Cidade por Luciana Peña em 29/10/2018 - 11:05

15% das 130 mil unidades consumidoras de Maringá pagam tarifa mínima. Por lei municipal, elas devem pagar apenas pelo que consomem. Mas Sanepar segue decreto estadual e já avisou que não vai  cumprir lei municipal.

A lei municipal que acaba com a tarifa mínima começou a valer dia 27 de setembro. Mas só para as novas leituras de consumo. Como a Sanepar faz leitura de 25 a 35 dias, quem recebeu a tarifa mínima a partir do dia 22 deste mês, já poderia estar pagando menos. A tarifa mínima é de 62 reais e 25 centavos.

E é cobrada de quem consome até cinco metros cúbicos de água. São quase 20 mil consumidores. 15% das 130 mil unidades consumidoras de Maringá. A Sanepar já disse que não vai cumprir a lei porque existe um decreto estadual estabelecendo a tarifa mínima. O diretor do Procon, Felipe Martins, diz que o caminho agora será acionar a empresa. A ideia é ajuizar ações coletivas a partir desta semana.

Segundo a Sanepar, a tarifa mínima é necessária para custear a logística do sistema.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade