Procon agora terá centro para mediar conflitos em Maringá
Victor Simião/CBN Maringá

Solução mediada

Procon agora terá centro para mediar conflitos em Maringá

Cidade por Victor Simião em 14/02/2019 - 17:40

Cejusc busca soluções para evitar o processo judicial. Convênio foi assinado entre Prefeitura e Tribunal de Justiça do Paraná. É um projeto piloto no estado.

O Procon de Maringá terá uma seção do Cejusc, o Centro Judiciário de Soluções de Conflito e Cidadania. O convênio entre o Tribunal de Justiça do Paraná e a Prefeitura de Maringá foi assinado nesta quinta-feira (14). É um projeto piloto. Segundo o município, não haverá gastos para a Prefeitura. O segundo vice-presidente do TJ-PR, desembargador José de Souza Laurindo Netto,veio a Maringá para a assinatura.

Esse centro busca mediar conflitos. Atendentes do Procon vão ser treinados para coordenar a conciliação. Ai serão três possibilidades.

As principais dela são: se o acordo feito entre empresa e consumidor for cumprido, haverá o arquivamento do processo; e se não houver o cumprimento, o Tribunal de Justiça será acionado.

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, diz que a vantagem é a seguinte: quem for ao Procon poderá resolver os problemas dentro do órgão.

O segundo vice presidente do TJ-PR, desembargador José de Souza Laurindo Netto, comemora a iniciativa. O objetivo é reduzir processos, gastos e tempo, afirma ele.

A juiza Carmem Lúcia Ramajo, coordenadora do Cejusc em Maringá, explica que os servidores do Procon serão treinados. Depois, vão poder auxiliar a população. Na avaliação dela, o centro tem tido sucesso desde que foi criado em 2013 na cidade

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade