Presos do semiaberto vão trabalhar na coleta de lixo
Luciana Peña/CBN Maringá

Paiçandu

Presos do semiaberto vão trabalhar na coleta de lixo

Paraná por Luciana Peña em 31/10/2018 - 10:06

A empresa terceirizada que tem contrato com a prefeitura de Paiçandu vai ficar responsável por apenas metade do serviço. Pelo menos oito funcionários podem ser demitidos. Na última semana houve atraso na coleta porque funcionários estavam com salários atrasados.

Um ouvinte da CBN ligou para reclamar do atraso na coleta de lixo em Paiçandu. De acordo com ele, vários bairros estavam com lixo amontado. Fomos a Paiçandu conferir a situação. 

Mas a reportagem encontrou o caminhão da coleta. E os coletores disseram que a coleta está normal. Mas confirmam que houve atraso. É que o lixo é recolhido por uma empresa terceirizada e o contrato com a prefeitura está terminando. Funcionários estão de aviso prévio. Um funcionário que não quis se identificar disse que foi informado de que o contrato será renovado, mas não de forma integral. Ele não sabe como vai ficar a situação dos coletores.

O atraso na coleta teria sido por causa de atraso no pagamento, mas como os salários foram pagos, o serviço voltou ao normal. Moradores estão preocupados com a possível mudança. Ione Saldanha que mora no centro, onde a coleta não atrasou, diz que a empresa terceirizada é eficiente.

O contrato com a empresa terceirizada vence em dezembro e o valor anual é de um milhão de reais. O secretário de meio ambiente, Renato Silva, diz que o contrato será prorrogado, mas com alterações. A prefeitura quer assumir parte da coleta para reduzir custos.

A empresa que tem hoje 16 funcionários, vai trabalhar com apenas 8. A coleta por parte da prefeitura será feita com presos do regime semiaberto. Serão oito presos. A prefeitura tem convênio com a Colônia Penal Industrial há cinco anos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade