Presas da 9ª SDP ganham visita e presentes
Luciana Peña/CBN Maringá

Mês da Mulher

Presas da 9ª SDP ganham visita e presentes

Segurança por Luciana Peña em 29/03/2019 - 11:35

A ação faz parte das comemorações pelo mês da Mulher. As 40 presas na carceragem da delegacia de Maringá têm histórias de violência e baixa autoestima.

Ainda jovem ela saiu de casa para morar com o namorado, que depois descobriu ser um homem bastante violento. Acabou abandonada e sem condições de se sustentar. Partiu para o tráfico de drogas e hoje está atrás das grades. Sem liberdade e longe das filhas.

Histórias como a desta presa, que não se identificou por determinação do Departamento Penitenciário, que também não permite imagens, são muito comuns nos presídios. E fora deles o ciclo de violência contra as mulheres também tem ingredientes assim: baixa autoestima, medo de não conseguir sobreviver sem o agressor, a preocupação com os filhos. Mas é preciso vencer a violência, denunciar, e superar. O caminho é buscar ajuda na rede de proteção, que começa na delegacia da mulher e passa pelo Cram, Centro de Referência da Mulher. Esta foi a mensagem deixada às presas pela equipe da Secretaria da Mulher de Maringá numa ação nesta sexta-feira na carceragem, da 9SDP. As 40 presas receberam um kit com produtos de higiene e beleza e ouviram orientações para quando deixarem a prisão. Como explica a secretária da Mulher, Cláudia Palomares.

A ação encerrou as atividades em comemoração ao mês da Mulher.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade