Prefeitura de Maringá quer lâmpadas LED na iluminação pública
Imagem Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Estudo

Prefeitura de Maringá quer lâmpadas LED na iluminação pública

Cidade por Victor Simião em 02/09/2019 - 19:00

Para isso, conta com a ajuda de uma empresa alemã, a GIZ. Pelo auxílio, município não irá desembolsar nada.

Desde o primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de Maringá estuda a criação de um projeto para implementar o sistema LED na iluminação pública. Após um contato do BNDES, o município soube que uma empresa alemã, chamada GIZ, poderia ajudar. A GIZ, cuja sigla em português significa “sociedade alemã para cooperação internacional”, é uma agência do Governo alemão. Um dos projetos dela se chama felicity, sigla para financiamento de investimento em energia com pouco uso de carbono. Ela auxilia o poder público a desenvolver iniciativas sustentáveis para buscar financiamento. E não cobra nada por isso, pois recebe da Alemanha.

Aí, em abril, um primeiro encontro entre representantes da GIZ e do município ocorreu. Um segundo foi realizado na semana passada. Uma carta de intenções foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 29 de agosto.

Com 50 mil luzes comuns, Maringá gastou R$ 15 milhões em energia no ano passado.

O plano seria o seguinte: desenvolver o projeto e buscar um financiamento, livremente. Foi o que explicou o secretário interino de Gestão, Clóvis de Mello.

O projeto tem o auxílio dessa agência alemã, mas deve ser feito pela Prefeitura de Maringá. Não há data para finalização dos trabalhos, nem o valor do quanto deve ser gasto.

No Brasil, a GIZ tem projetos em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, e em outros países como México e China.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade