Prefeitura: ‘Bandeira laranja em Maringá é pedagógica’; entenda
foto: Divulgação/PMM

Medidas

Prefeitura: ‘Bandeira laranja em Maringá é pedagógica’; entenda

Cidade por Lethícia Conegero/GMC Online em 25/11/2020 - 18:35

O aumento no número de casos de coronavírus em Maringá alterou a matriz de risco de moderada (bandeira amarela) para alta (bandeira laranja) nesta terça-feira (24). Um novo decreto foi publicado na manhã desta quarta (25), com medidas restritivas para tentar conter o avanço da doença. No entanto, a administração municipal afirmou que a mudança na matriz de risco é “pedagógica”. Alguns leitores do GMC Online questionaram o que isso quer dizer e a reportagem foi buscar a resposta.

A matriz de risco considera o índice de positividade e a taxa de ocupação geral de leitos de UTI adulto na cidade. A bandeira laranja prevê o distanciamento social seletivo avançado. Entre as ações previstas estão o rodízio do funcionamento do comércio, serviços e indústria, manutenção apenas de serviços considerados essenciais e suspensão de qualquer atividade ou evento que promova aglomeração. 

Em nota, a Prefeitura de Maringá informou que a mudança na matriz de risco é ‘pedagógica’ porque, por enquanto, o município não irá seguir à risca as medidas estipuladas pela bandeira laranja. Isso acontecerá de forma gradual, conforme análise da secretaria Municipal de Saúde. Leia a nota na íntegra:

“Considerando o aumento de casos, a partir de 24 de novembro, a matriz de risco é reposicionada para o patamar laranja (alto risco). De imediato, não serão aplicadas integralmente as medidas restritivas previstas na matriz, mas adotadas de forma gradual a partir de entendimentos com a sociedade civil organizada, especialmente com os setores representativos dos segmentos econômicos. Um conjunto de ações está em curso para reforçar a infraestrutura de atendimento médico nas áreas pública e privadas, assim como fluxos e protocolos. O importante é o entendimento que é fundamental reduzir o fluxo de pessoas nas ruas como forma de minimizar a circulação viral e, em consequência, os riscos de contaminação. Evitar aglomerações, contato físico e uso de máscara permanecem como indispensáveis no combate à pandemia.”

As medidas impostas pelo novo decreto, número 1817/2020, começam a valer a partir desta quarta-feira (25), por tempo indeterminado. Clique aqui e veja as restrições em vigor.

 Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade