Prefeito e vice devem desvincular redes sociais privadas das institucionais da Prefeitura de Maringá
Divulgação

Maringá

Prefeito e vice devem desvincular redes sociais privadas das institucionais da Prefeitura de Maringá

Política por Redação CBN Maringá em 29/01/2024 - 15:03

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) determinou que o prefeito de Maringá Ulisses Maia e o vice-prefeito Edson Scabora desvinculem as redes sociais particulares das redes sociais oficiais do Município.

A decisão é do conselheiro Maurício Requião e atende parcialmente um pedido feito pelo ex-deputado estadual Homero Marchese.

Homero apresentou uma denúncia ao TCE, afirmando que o prefeito e o vice estariam se autopromovendo nas redes sociais e no site da Prefeitura de Maringá.

Na denúncia, o ex-deputado diz que há várias publicações que combinam o perfil oficial da administração municipal com os perfis privados das redes sociais do prefeito e vice-prefeito, com compartilhamento conjunto de postagens, com o objetivo de “enaltecer a gestão e promover o vice-prefeito”. O que violaria a Constituição Federal e a Lei Orgânica Municipal.

Na decisão, o conselheiro Maurício Requião diz que: “Quanto ao perigo de dano, verifico-o presente na medida em que a recorrência no compartilhamento das postagens, à custa da máquina pública, pode gerar reflexos em futuros pleitos eleitorais, ainda que de difícil mensuração.”

O TCE determinou que, cautelarmente, os perfis do prefeito e do vice-prefeito nas redes sociais sejam desvinculados do perfil oficial da Prefeitura nas postagens já realizadas e nas futuras.

Em relação à denúncia de publicidade institucional utilizada como propaganda eleitoral, o mérito ainda será analisado pelo TCE.

A Prefeitura informou que irá acatar a determinação do tribunal e desvincular as contas particulares das oficiais do Município.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade