Prefeito de Atalaia vai presidir a Amusep, em 2019
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Prefeito de Atalaia vai presidir a Amusep, em 2019

O Assunto é Política por Diniz Neto em 14/12/2018 - 10:03

ELEIÇÃO NA AMUSEP

Está começando neste momento uma reunião dos prefeitos da região, na sede da Associação dos Municípios. Na pauta, a eleição para a gestão 2019.

O presidente, por consenso, deverá ser Fábio Vilhena, prefeito de Atalaia. A chapa tem ainda o 1º vice-presidente, Romualdo Batista (Batistão), prefeito de Mandaguari; 2º vice-presidente, Fernando Brambilla, prefeito de Santa Fé.

Os prefeitos também vão eleger a diretoria e conselho do Consórcio Público de Saúde Cisamusep, assim constituída: presidente, o médico Robson Ramos, prefeito de Ivatuba – ele será reeleito para mais um mandato; vice-presidente, Ulisses Maia, prefeito de Maringá; 1º secretário, Geraldo Gomes (Gera), prefeito de Munhoz de Mello; 2º secretário, Vitor Fedrigo (Vitão), prefeito de Itambé.

A nova diretoria do Consórcio Público de Gestão Proamusep terá a seguinte constituição: presidente, Rogério Bernardo, prefeito de Ângulo; vice-presidente, Tânia Martins Costa, prefeita de Lobato; 1º secretário, Manoel Rodrigo Amado, prefeito de Ourizona; 2º secretário, Ademir Luís Maciel (Dê), prefeito de Floresta.

 

NESTE SÁBADO, DIA 15, TEM CONVENÇÃO ESTADUAL DO MDB DO PARANÁ

O deputado João Arruda lidera chapa para o diretório do PMDB. Candidato a presidente do partido, ele afirmou que "só a unidade poderá reconstruir o MDB” que os filiados e militantes querem.

Segundo João Arruda, na chapa, estão deputados, prefeitos, vereadores e lideranças jovens que sempre se destacaram como vanguarda, aliados à grande militância emedebista, a maior do Paraná, “que faz a diferença nas disputas e na condução dos governos e dos mandatos ocupados pelo partido”.

A convenção do MDB será neste sábado, dia 15, em Curitiba. Serão eleitos o novo diretório, os delegados à convenção nacional, os membros da comissão de ética e disciplina e do conselho fiscal e a executiva que comandará o partido nos próximos dois anos.

Os seis ex-presidentes, Dobrandino da Silva, Milton Buabssi, Nivaldo Kruger, Renato Adur, Roberto Requião e Waldyr Pugleisi, são natos entre os 71 membros do diretório.

Estão na chapa, também, os deputados Anibelli Neto, Nereu Moura, Requião Filho, Hermes Parcianello e Sergio Souza, ao lado de prefeitos, ex-prefeitos e vereadores integram a chapa inscrita por João Arruda. Os prefeitos Frank Schiavini (Coronel Vivida e presidente da Associação dos Municípios do Paraná), José Neto (Cambará), Moacyr Fadel (Castro) e Paulo Furiatti (Lapa) e os vereadores Silberto Carvalho e Noêmia Rocha estão entre os membros do novo diretório.

A convenção acontecerá amanhã, das 9 às 13 horas, na sede do diretório estadual do MDB, na avenida Vicente Machado, 988, no Batel, Curitiba.

A convenção é muito esperada, bem como o seu resultado e a nova linha de trabalho que o partido adotará, no estado.

Outros partidos também precisam se realinhar e encontrar novas direções. O MDB saiu na frente, não deixou para 2019 a lição de casa

 

BETO RICHA DEIXOU A PRESIDÊNCIA DO PSDB

Esta semana o ex-governador Beto Richa deixou a presidência do PSDB do Paraná. O partido deverá iniciar um processo de recomposição da sua direção estadual.

No partido, quem se destaca e está em alta é o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel.

 

MAIS UM MILITAR NO GOVERNO

O Coronel João Alfredo Zampieri , atual secretário do comando da 5ª. Divisão do Exército de Curitiba, será o novo Diretor Geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR). Zampieri foi confirmado ontem, dia 13, pelo governador eleito Carlos Massa Ratinho Junior.

Formado Oficial da Arma de Comunicações pela AMAN, em 1988, em primeiro lugar do curso de Comunicações e maior média entre todos os sete cursos, Zampieri é graduado em engenharia de telecomunicação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e tem pós-graduação em Gestão de Assuntos Públicos, na PUC-PR. Fez curso de Direção para Engenheiros Militares, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), e mestrado em Ciências Militares (Indústria de Material de Defesa).

 

50 ANOS DO ATO INSTITUCIONAL NÚMERO 5

Fábio Campana escreveu um texto sobre o aniversário de ontem, os 50 anos da assinatura do Ato Institucional número 5. A medida acabou com direitos individuais, sendo um momento em que, de fato, o governo militar passou a ter amplos e absolutos poderes. O artigo está publicado aqui.

No dia 13 de dezembro de 1968 eu tinha 14 anos, mas lembro das notícias e dos acontecimentos daquela época. Um fato histórico de grande relevância na história do país, em especial dos seus períodos de exceção, que foram muitos, ao longo destes 129 anos de República e democracia.

 

A LONGA SESSÃO DA CÂMARA DE MARINGÁ

A sessão número 85 da Câmara de Maringá teve duração de cinco horas e 41 minutos. Terminou depois das 15 horas. Em seguida, foi realizada uma sessão extraordinária, que durou uma hora e meia.

Neste momento os vereadores estão na Câmara, cumprindo a sessão de número 87 do ano.

Estão na pauta sete projetos para votação, dentre eles o orçamento.

O orçamento teve 17 emendas, três passaram nas comissões, mas nenhuma delas foi aprovada. Ou seja, o orçamento foi aprovado de acordo com o projeto original encaminhado para a Câmara pelo Poder Executivo.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade