PP aciona delegacia de Crimes Cibernéticos após fake news com 'voz' de Sílvio Barros
Foto: arquivo pessoal

Política

PP aciona delegacia de Crimes Cibernéticos após fake news com 'voz' de Sílvio Barros

Política por Luciana Peña em 12/01/2024 - 19:00

Áudios com a voz do pré-candidato à Prefeitura de Maringá Sílvio Barros (Progressistas), em diálogos criados por inteligência artificial, circularam nesta sexta-feira (12) em grupos de Whatsapp.

Nos áudios, a voz artificial elogia a atual administração e demonstra indiferença em relação à disputa eleitoral. Ouça um trecho:

 

O partido Progressistas informou que solicitou providências jurídicas à Justiça Eleitoral e à Delegacia de Crimes Cibernéticos.

Confira a nota na íntegra divulgada pelo partido:

“Os áudios com “a voz" do pré-candidato a prefeito de Maringá,  Silvio Barros, se tratam do mau uso da Inteligência Artificial para a produção de fakenews.

O Progressistas já declarou que terá candidato à prefeitura e então é impossível o apoio a outro partido. 

É lamentável começarmos o ano eleitoral com esse tipo de crime cibernético que atinge a honra de Silvio Barros, pre-candidato do Progressistas que lidera todos os cenários das últimas pesquisas.

Já solicitamos providências jurídicas à Justiça Eleitoral e Delegacia de Crimes Cibernéticos para identificação dos produtores e divulgadores dos áudios inverídicos. 

Todas as informações oficiais referentes à pré-candidatura de Silvio Barros serão sempre divulgadas por meio de canais oficiais, sejam pela imprensa ou pelas redes sociais”.

O pré-candidato à Prefeitura Sílvio Barros disse que o autor da fake news quis confundir os eleitores. [ouça o áudio (esse realmente de Sílvio Barros)]

Para o colunista de O Assunto é Política Tiago Valenciano esse é o primeiro caso de uso de inteligência artificial com o intuito de causar danos na corrida eleitoral em Maringá. [ouça o áudio]

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade