Posições dos vereadores são mensagens à população
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Posições dos vereadores são mensagens à população

O Assunto é Política por Diniz Neto em 23/11/2018 - 10:06

NILDÃO VAI PRESIDIR A CÂMARA DE SARANDI

O Vereador Eunildo Zanchim (PPS), o Nildão, foi eleito por unanimidade para presidir a Câmara Municipal de Sarandi.

A eleição aconteceu ontem e foi definida a mesa diretora da Câmara para 2019/2020: presidente Nildão (PPS). Vice-presidente, Eliana Trautwein (PC do B). Primeiro secretário, Cilas Moraes (PSB ). Segundo secretário, Carlos Roberto Falaschi (PDT), que presidiu a Câmara em 2017/2018.

 

A RELAÇÃO DE FORÇAS POLÍTICAS NA CÂMARA DE MARINGÁ

Recentemente falamos aqui sobre uma tendência de mudanças nas posições de alguns vereadores, a partir da eleição de Homero Marchese (PROS) e Do Carmo (PSL) para a Assembleia Legislativa, e do descontentamento de alguns vereadores com o prefeito, motivado em alguns casos por um apoio menor do que o esperado na campanha eleitoral.

Na tribuna alguns vereadores se manifestaram, com críticas, além das conversas de corredor, na Câmara, com os seus inevitáveis compartilhamentos.

No episódio do vazamento na internet do áudio de Marcos Meger, houve uma mobilização na Câmara para a investigação da denúncia. Havia praticamente certeza de que seria fácil conseguir cinco assinaturas para convocar o prefeito à Câmara. Mas as assinaturas ficam em quatro, apenas: Do Carmo, Marchese, Gentil e Luiz Pereira, à época no Legislativo, em licença do vereador Chico Caiana.

Foi surpresa a falta desta quinta assinatura. Isto é o que sabe.

As razões para a falta desta assinatura parecem estar relacionadas com mudanças na equipe de governo. Logo após a entrega de documento assinado pelos quatro vereadores de oposição no Ministério Público surgiram informações, logicamente extra oficiais e jamais confirmadas, de que três vereadores teriam a prerrogativa de indicar secretários e cargos em secretarias.

Foram citadas, especificamente, Secretaria da Mulher, Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal. Uma terceira secretaria, poderia ser a de Esportes.

Como saber se isto aconteceu ou não? Só o tempo e os fatos confirmarão ou não.

Ontem, no café da manhã com integrantes imprensa, o prefeito confirmou a nova secretária da Mulher, Claudia Palomares, mas afirmou que a indicação foi sua, pessoal, não foi de vereador.

Sobre uma provável mudança na Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, disse que nenhum secretário é eterno, admitindo que podem ocorrer mudanças na equipe. Mas acrescentou um detalhe à informação: Alguns secretários poderão ser aproveitados na equipe do governo Ratinho Junior. Com isto, há um indicativo de que algumas mudanças vão esperar as Festas para se concretizarem. Vamos aguardar.

 

A NOVA MESA DIRETORA DA CÂMARA DE MARINGÁ

Em Maringá a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal ocorrerá na primeira quinzena de dezembro.

As negociações para esta eleição acontecem de forma bastante restrita e fechada, entre os vereadores.

 

Se comenta que este reposicionamento de vereadores, fortalecendo a base do governo, envolve negociação para a eleição da próxima mesa diretoria da Câmara.

Vereadores que ficaram sem secretarias teriam lugar na Mesa Diretora. A ideia também seria reeleger Mario Hosskawa.

Na eleição para presidente da Câmara os vereadores deveriam escolher um líder com capacidade administrativa e comportamento justo, equilibrado, ético. Não só para com os vereadores, mas em relação à sociedade e todos os seus setores.

Se tornou pública a informação de que a Câmara excluiu o Grupo Maringá de Comunicação da sua última campanha publicitária, realizada para a Semana da Pátria, não observando critérios técnicos bastante definidos relacionados à audiência e à própria tradição e credibilidade na comunicação local.

Será que este á o melhor candidato a presidente da Câmara. Alguém que se posiciona de uma forma no mínimo questionável e até ilegal, na opinião da presidente do Observatório Social?

Será que é bom para a Câmara, para os vereadores e para os maringaenses um presidente da Câmara que adota a perseguição política como prática apenas por que não gosta e não aceita receber críticas?

Qual a mensagem que os vereadores de Maringá vão escrever aos maringaenses a partir da eleição do próximo presidente da Câmara e mesa diretora? Estarão ao lado da população ou fechados em acordos do seu interesse interno, pessoal e de grupos?

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade