Na sexta-feira passada, durante a Semana Nacional das Comunicações, o ministro das Comunicações Fábio Faria assinou uma portaria que determina que todos os fabricantes de smartphones ativem o chip para ouvir rádio.
O chip vem de fábrica, mas precisa ser ativado para que o consumidor possa ouvir rádio FM sem consumo de dados de internet.
Com a portaria, o ouvinte não vai perder a programação preferida, esteja onde estiver. E a qualquer momento poderá ter informações de trânsito, receber alertas de acidentes, informação sobre o tempo. Dados vitais para o seu dia a dia.
O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, autor do projeto de Lei que levou este debate ao Congresso Nacional, quando era deputado federal, em 2017, diz que a ativação do Chip pode parecer uma conquista das emissoras de radiodifusão, mas é uma conquista dos milhões de ouvintes brasileiros. [ouça o áudio acima]
A portaria garante que o chip não seja bloqueado na fábrica, sem nenhum custo adicional para a empresa. 90% dos celulares do Brasil têm a função rádio. Mas em boa parte a funcionalidade não estava ativa.