Por que o resultado do teste de Covid demora (bem) mais na rede pública em Maringá?
Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) Foto: Jaelson Lucas/ANP

Exame

Por que o resultado do teste de Covid demora (bem) mais na rede pública em Maringá?

Saúde por Lethícia Conegero/GMC Online em 04/03/2021 - 20:36

O resultado do teste de Covid-19 fica pronto em até 24 horas nos laboratórios privados de Maringá. Já na rede pública, o tempo de espera pode chegar a dez dias, segundo relatos de leitores do GMC Online. O exame é o mesmo: RT-PCR, com coleta por swab nasal, indicado para detectar a doença na fase aguda.

De acordo com o secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), todos os exames estão sendo feitos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), em Curitiba.

“Por causa da orientação do TCE, esses exames estão sendo realizados pelo Lacen. Coletamos os exames e fazemos o acompanhamento epidemiológico do paciente. As amostras são enviadas diariamente. O prazo médio de entrega dos resultados é de 5 dias. Alguns saem em 3, outros em 7 e, excepcionalmente, em mais de 7 dias”, explicou em entrevista ao GMC Online.

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está habilitado a realizar testes de Covid-19, mas não tem feito exames desde setembro do ano passado por falta de reagentes. Segundo a instituição, o Estado está reestruturando os laboratórios das instituições de ensino superior para auxiliarem na testagem. No entanto, ainda poderá demorar de 30 a 45 dias, pois depende da compra de um equipamento.

Segundo o secretário Marcelo Puzzi, a Prefeitura de Maringá está em tratativas com o TCE-PR e o Ministério Público (MP) para abrir licitação para a compra de testes, o que reduziria o tempo de espera pelos resultados dos exames.

“Estamos conversando com a nossa Procuradoria-Geral para fazer a compra desses reagentes assim que tivermos parecer favorável do TCE. Temos dinheiro disponível e o prefeito está fazendo todos os esforços para que isso aconteça o mais rápido possível. O objetivo é abrir uma licitação, um chamamento, para comprar testes, o que tornaria o processo mais rápido”, reforça o secretário.

Marcelo Puzzi acrescentou que todos os pacientes com sintomas de Covid-19 que fazem o teste recebem atestado médico e devem obrigatoriamente ficar afastados enquanto aguardam o resultado.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que os resultados saem em até 72 horas após a chegada das amostras nos laboratórios (leia a nota na íntegra no fim da reportagem).

Em Maringá, a coleta é feita nas unidades de saúde. Em seguida, os materiais são acondicionados em caixas refrigeradas e entregues à 15ª Regional de Saúde. De lá, são enviadas para o Lacen ou Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Este processo, da coleta de material até o resultado ser divulgado, pode levar mais de 7 dias.

O que diz a Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde informa que os resultados dos exames pelo método RT-PCR são disponibilizados em até 72 horas após a chegada da amostra nos laboratórios, Lacen e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Os resultados são disponibilizados no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). Cada unidade de saúde é responsável pelo cadastro do paciente, consulta do resultado e por informar o paciente sobre o resultado.”

A reportagem do GMC Online entrou em contato com o TCE-PR e aguarda retorno.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade