Por falta de mesários, TRE oferece horas extracurriculares a estudantes que trabalharem nas eleições
Foto: ilustrativa/Divulgação/TRE-SP

Incentivo

Por falta de mesários, TRE oferece horas extracurriculares a estudantes que trabalharem nas eleições

Política por Monique Manganaro/GMC Online em 23/07/2020 - 11:46

Levantamento divulgado em março pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) revelou que o número de mesários voluntários no estado estava abaixo da média nacional. Nesta semana, para estimular a participação de jovens no processo eleitoral, o TRE lançou um projeto para firmar parcerias com universidades e oferecer benefícios aos estudantes que se voluntariarem. 

No projeto “Universidade Amiga da Justiça Eleitoral”, os universitários que decidirem atuar nos dois turnos das eleições deste ano podem receber até 60 horas extracurriculares. Aqueles que optarem por trabalhar apenas no primeiro turno, segundo o TRE, receberão 30 horas. 

“A Justiça Eleitoral acredita que a união entre universidade e poder público constitui uma maneira democrática de efetivação de educação para a cidadania”, afirma o presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula. 

Para que os estudantes tenham acesso ao projeto, é necessário que cada instituição de ensino superior se inscreva. Ao final, cada uma receberá o selo Universidade Amiga da Justiça Eleitoral.

Treinamento

Os estudantes voluntários farão treinamento, de forma virtual, fornecido pela Justiça Eleitoral. Segundo o TRE, a ideia também é realizar conversas presenciais com os jovens para discutir cidadania e democracia dos estudantes após as eleições. 

“Além das horas extracurriculares, a experiência procura proporcionar aos estudantes o protagonismo no conhecimento do funcionamento da Justiça Eleitoral, do processo eleitoral, do voto consciente e da confiabilidade do sistema eletrônico de votação e, ainda, revelar novos talentos para a política”, acrescenta o TRE. 

Inscrições

Para participar, tanto a instituição de ensino, quanto o voluntário precisam estar inscritos no projeto. 

Clique aqui e acesse o formulário de inscrição para universidades.

Clique aqui e acesse o formulário de inscrição para mesários voluntários.

Acesse GMC Online

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade