Populares lamentam destruição de árvore de Natal
Luciana Peña/CBN Maringá

Maringá Encantada

Populares lamentam destruição de árvore de Natal

Cidade por Luciana Peña em 26/12/2018 - 08:30

A árvore gigante da Maringá Encantada, onde os visitantes podiam depositar bilhetinhos com desejos para 2019, pegou fogo na madrugada desta quarta-feira (26). Para a Guarda Municipal o incêndio foi criminoso.

A árvore de Natal tinha 17 metros de altura e 10 metros de diâmetro. Por enquanto não há imagens dos suspeitos. As informações sobre as características físicas e dos veículos são de testemunhas.

Atualizado às 10h50: A prefeitura divulgou uma nota sobre o assunto. Confira na íntegra:

"O incêndio que consumiu a ‘Árvore dos Desejos’ na madrugada desta quarta, 26, é tratado pela Prefeitura de Maringá como um ato criminoso. Agentes privados que fazem a segurança da área teriam vistos dois jovens correndo logo após o início das chamas. Os suspeitos saíram do local em dois carros: um Corsa prata e um Monza verde. Peritos da Polícia Civil já trabalham na identificação de indícios que corroborem as suspeitas da ação criminosa, ocorrida por volta das 4 horas da manhã. A árvore de Natal, com 17 metros de altura, instalada ao lado da Catedral, tinha a base vazada para permitir a passagem de visitantes, estimulados a manifestarem seus desejos num pequeno cartão e posicioná-los em torno do túnel que ligava um lado ao outro da estrutura. Milhares desses pequenos papéis ornavam a base da árvore, o que teria favorecido a rápida combustão.  Desde o início de novembro, a comissão organizadora do Maringá Encantada registrou furtos e danos de 5 mil metros de fio de energia em vários locais da cidade; outros 300 metros de fio e 27 refletores de luz instalados no canteiro da avenida Juscelino Kubitschek também foram levados. A decoração do carro alegórico do ′Papai Noel′, da Parada de Natal, foi danificado com chutes; um extintor de incêndio foi furtado e outros dois extintores foram descarregados. Reparos também foram necessários em letreiros “Bem vindo a Maringá Encantada”. 

Logo cedo, quem passou pela Praça da Catedral pode ver o que restou da árvore de Natal que faz parte da decoração da Maringá Encantada: apenas a estrutura metálica. A área foi isolada e no chão ainda se via pedaços do material queimado e uma pequena fumaça. Aquela árvore enorme, todinha verde, com um interior recheado de bilhetinhos foi destruída num incêndio na madrugada desta quarta-feira. Pedidos de crianças para Papai Noel, desejos dos adultos para 2019. Milhares de bilhetinhos cobriam o interior da estrutura. Tudo foi queimado. Ana Carolina Calais lamenta.

Há suspeita de incêndio criminoso. Seguranças que estavam no local viram dois jovens correndo no mesmo momento em que perceberam o início do fogo. Eles disseram que foi tudo muito rápido e não deu para saber por que os jovens corriam. Os seguranças não chegaram a ver os jovens perto da árvore. Quando os bombeiros chegaram o fogo já tinha destruído quase tudo, diz o tenente Rodrigo Manoel.

Erasmo Felício ficou impressionado com a árvore toda queimada. E também muito triste.

O secretário de Cultura Miguel Fernando disse que para a Guarda Municipal não há dúvidas de incêndio criminoso. A Guarda registrou queixa na delegacia.

A secretaria de Cultura pede que quem tiver alguma informação sobre os suspeitos denuncie pelo 153.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade