Polícia Federal deflagra operação de combate a golpes em caixas eletrônicos em Maringá e Sarandi
Imagem ilustrativa/Foto: Agência Brasil/arquivo

Operação Derelicta

Polícia Federal deflagra operação de combate a golpes em caixas eletrônicos em Maringá e Sarandi

Segurança por Redação CBN Maringá em 27/09/2023 - 09:35

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (27), a operação Derelicta, cujo objetivo é desmantelar uma organização criminosa que lesava clientes da Caixa Econômica Federal utilizando dispositivos em caixas eletrônicos.

Cerca de 18 policiais federais estão cumprindo quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Sarandi e Maringá.

Durante as investigações verificou-se que o grupo criminoso adulterava caixas eletrônicos para reter os cartões magnéticos de clientes, que eram posteriormente resgatados pelos criminosos. Após conseguirem os cartões magnéticos, o grupo utilizava recursos de engenharia social para induzir os correntistas a fornecerem suas senhas bancárias, quando então realizavam vários saques e transferências de valores fraudulentamente.

A operação recebeu o nome de “Derelicta” em virtude de alguns documentos e anotações abandonados nos locais dos crimes e que permitiram identificar os principais envolvidos no esquema criminoso. “Derelicta” é um termo em latim que significa “abandonado”.

Os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado e formação de organização criminosa, cujas penas máximas somadas atingem 16 anos de reclusão.

Acesse GMC Online

 

Ouça o que diz o delegado Thiago Garcia Amorim sobre a Operação Derelicta:

 

Foto do "script do golpe" uilizado pelos suspeitos:

Foto dos suspeitos afixando o falso 0800 em caixas eletrônicos:

A Caixa Econômica Federal enviou a seguinte nota:

"A CAIXA informa que coopera integralmente com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública nas investigações e operações de combate à crimes na instituição. Todas as informações sobre eventos criminosos em suas unidades são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente às autoridades competentes.  

Em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco. As contestações são analisadas de forma individualizada e o resultado da análise repassado ao titular da conta.

Adicionalmente, esclarecemos que a CAIXA possui estratégia, políticas e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas para promover segurança aos seus processos e canais de atendimento."

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade