A operação contra o tráfico de drogas em Maringá e região foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (14). A Operação Triplo X cumpre ao todo 46 medidas cautelares. São 13 mandados de prisão preventiva, 5 de prisões temporárias e 28 mandados de busca e apreensão. São 150 policiais nas ruas de Maringá, Paiçandu, Sarandi e Mandaguaçu no cumprimento dos mandados. Os policiais têm apoio de cães farejadores e helicóptero da Polícia Civil.
O alvo da operação é uma organização criminosa que distribuía drogas em Maringá e região. A base dos criminosos, segundo a polícia, são os bairros Odwaldo Bueno, Santa Felicidade e Cidade Alta.
De acordo com a polícia, as investigações duram dois anos e foram coordenadas pela Denarc com o apoio do Centro Integrado de Operações de Fronteira da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Agência de Inteligência do 4º Batalhão da Polícia Militar de Maringá.
O chefe da organização é considerado pela polícia um suspeito de alta periculosidade. Ele é foragido da Justiça e já tem dois mandados de prisão em razão de investigações anteriores da Denarc. Essa organização criminosa é alvo da terceira operação, assim como o chefe da organização teve expedido o terceiro mandado de prisão. Segundo a Denarc, por isso a operação foi denominada Triplo X. A operação ocorre dentro do contexto da Operação Guardiões da Fronteira.