Polícia civil vê indícios de injúria racial em ação de racismo

Inquérito finalizado

Polícia civil vê indícios de injúria racial em ação de racismo

Segurança por Victor Simião em 18/09/2018 - 15:40

Em agosto, dois jovens negros foram chamados de “macaco” em Maringá. Agora, caso está no Ministério Público.

A Polícia Civil de Maringá concluiu o inquérito sobre a ocorrência de um caso de racismo. O delegado responsável, André de Oliveira, diz haver indícios de crime de injuria racial. Os trabalhos da polícia foram finalizados nessa segunda-feira (17)

O caso de racismo foi registrado em agosto deste ano. O psicólogo Lucas Gabriel de 26 anos, registrou boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil. Utilizando um áudio para comprovar as afirmações, ele contou à polícia que ele e a irmã sofreram preconceito.
Uma vizinha chamou o jovem de macaco, preto e outros insultos. A pessoa responsável pelas ofensas mora no mesmo prédio em que os irmãos residem.

O caso começou por conta de um problema envolvendo vagas de garagem do prédio, no residencial Cidade Nova, em julho. O jovem e a irmã deixam as bicicletas em uma das vagas e em algumas ocasiões, as bicicletas ocuparam também a vaga da vizinha, que não gostou  porque o fato ocorreu mais de uma vez. E numa das vezes, a moradora xingou o jovem.

Agora, o inquérito está nas mãos do Ministério Público. O MP pode pedir novos depoimentos, dar continuidade ao que já foi feito ou então arquivar. No caso da continuidade, uma denúncia será apresentada à Justiça.

Segundo o delegado Andre de Oliveira, testemunhas e a investigada foram ouvidas. Ela passou a ser indiciada por injúria racial e o inquérito é sigiloso.

O Ministério Público tem 15 dias para tomar uma decisão relativa ao caso. A pena para o crime de injúria racial é de 1 a 3 anos de reclusão, mais uma multa.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade