Plano de Arborização de Maringá é elogiado durante audiência pública
Carina Bernardino/CBN

PGAU

Plano de Arborização de Maringá é elogiado durante audiência pública

Cidade por Carina Bernardino em 27/09/2019 - 19:07

PGAU é o primeiro do país a indicar espécies para cada uma das 3,5 mil ruas do município. Agora, documento segue para alterações finais e depois, será sancionado pela prefeitura

Após três horas de audiência pública, o PGAU (Plano de Gestão da Arborização Urbana de Maringá) segue para alterações finais. O debate ocorreu nesta sexta-feira (27) na Câmara Municipal. Agora, a Sema (Secretaria de Meio Ambiente) terá 30 dias para entregar a versão definitiva do documento. Depois, só faltará o decreto municipal.  Pelo Plano, Maringá tem mais de 123 mil árvores divididas em 132 espécies. O Engenheiro Florestal Maurício Sampaio ficou a frente da elaboração do Plano, que demorou mais de dois anos para ser concluído. Ele diz que o estudo foi necessário para estabelecer parâmetros para o setor, uma vez que o PGAU terá validade de 20 anos.

A comissão que elaborou o Plano foi formada por sete grupos, que totalizaram quase 40 especialistas (Engenheiros Civis, Florestais e Agrônomos, Geógrafos, Biólogos e Arquitetos). Na audiência pública, o documento apresentado foi muito elogiado. Não houve críticas e cerca de dez pessoas fizeram algumas observações. A Arquiteta e Urbanista Fernanda Marostica, diretora de Planos e Projetos do IPPLAM (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá), falou sobre a vegetação rasteira, que não é prevista no Plano. 

Além da prefeitura, o Plano contou com o trabalho de voluntários de órgãos e instituições de ensino, como da Emater, Crea-PR (Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná), Funverde, UEM (Universidade Estadual de Maringá), Acim (Associação Comercial e Empresarial de Maringá), Unicesumar, Uningá, Copel e Sanepar. O técnico ambiental do município, André da Costa Martins, aproveitou o espaço para reforçar a importância das ações de educação ambiental.

O PGAU orienta as ações de arborização na cidade, como em vias públicas, praças e parques. Mas também dá diretrizes de planejando, conservação, poda e plantio de árvores. O Plano de Arborização é o primeiro do país a indicar espécies para cada uma das 3,5 mil ruas do município.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade