Agência do Trabalhador
Veja as vagas de emprego disponíveis em Maringá nesta segunda (29)
Inclusão no mercado de trabalho
Apesar da inclusão ser considerada uma discussão importante nas empresas, pessoas com deficiência ainda enfrentam dificuldades para ocupar cargos de liderança no Brasil. Segundo a plataforma de promoção à equidade Diversitera, num recorte temporal entre julho de 2022 e agosto de 2025, com mais de 114 mil indivíduos pesquisados trabalhadores em grandes e médias empresas, o acesso de pessoas com deficiência a posições de liderança ainda é limitado.
Pessoas com deficiência são apenas 2% dos colaboradores em posições de média liderança, enquanto pessoas sem deficiência representam 97,7%. Além disso, apenas 1,2% de pessoas com deficiência estão em posições de alta liderança, enquanto pessoas sem deficiência representam 98,5%. Ainda de acordo com os dados da Diversitera, 72% das pessoas com deficiência estão em funções operacionais, como auxiliares, assistentes e aprendizes.
Alex Duarte, Fundador do Cromossomo 21 e Educador Social, diz que o capacitismo (preconceito que subestima a capacidade das pessoas com deficiência) é o principal problema a ser enfrentado. Para que o cenário seja mais favorável à carreira desses profissionais é preciso mudar a consciência.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional