Pesquisadores da UEM desenvolvem nova variedade de mandioca
Foto: ASC/UEM

Inovação

Pesquisadores da UEM desenvolvem nova variedade de mandioca

Cidade por Victor Ramalho em 07/06/2022 - 17:48

A espécie é 25% mais produtiva do que as demais variedades cultivadas no Paraná. A inovação, desenvolvida a partir de um convênio da instituição com a Embrapa, foi apresentada ao público nesta terça-feira (7).

O Paraná é responsável, sozinho, por quase 15% de toda a produção de mandioca brasileira, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária (Embrapa). Apesar disso, os produtores enfrentam uma série de desafios, relacionados ao clima e outros fatores.

Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolveram, em um convênio com a Embrapa, uma nova variedade da raiz, que é 25% mais produtiva do que qualquer outra espécie da planta cultivada no Estado.

A novidade foi apresentada ao público nesta terça-feira (7), no campus da UEM em Diamante do Norte. Chamada de BRS 429, a espécie foi desenvolvida pensando em atender produtores do Paraná e também do estado de São Paulo.

É a primeira variedade de mesa da Embrapa recomendada para o estado paulista. Já os mandiocultores paranaenses contam, desde 2015, com as variedades BRS 396 e BRS 399, dentro da mesma parceria. 

Segundo o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Aldo Vilar Trindade, a pesquisa representará um avanço na vida dos produtores dos dois estados. [ouça no áudio acima]

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade