Passagem de André do Rap por Maringá mobiliza forças de segurança
Imagem ilustrativa/Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Quebra cabeça

Passagem de André do Rap por Maringá mobiliza forças de segurança

Segurança por Victor Simião em 15/10/2020 - 18:40

Policiais federais tentam reconstruir a vinda dele a cidade no fim de semana. O traficante está foragido. Imagens têm sido solicitadas para os locais pelos quais ele teria passado.

Desde quando surgiu a informação de que o traficante de drogas André do Rap, de 43 anos, veio a Maringá no fim de semana, as forças policiais têm trabalhado para reconstruir o caminho dele na cidade e o que aconteceu desde então. 

 O que se sabe até esta quinta-feira (15) é que ele deixou a penitenciária de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo no sábado (10). De lá, ele e Áureo Tupinambá Filho, um dos advogados, vieram de carro a Maringá. E que ele teria conseguido um avião e ido para outro país. O criminoso está foragido desde então. 

A CBN tem acompanhado o assunto. Nesta quinta, confirmou com Tupinambá Filho que ele e o cliente estiveram em Maringá. O advogado disse, entretanto, que não havia plano de fuga. 

Considerado um dos chefes de uma facção criminosa, André Oliveira de Macedo, de 43 anos, conhecido como André do Rap, estava preso desde setembro de 2019. Ele deixou a prisão após ter recebido um habeas corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. A decisão mobilizou a Corte; horas depois, o presidente do Supremo, ministro Luiz Fux, suspendeu a medida, determinando o retorno do traficante ao sistema penitenciário. 

Agentes da Polícia Federal já estiveram em alguns locais onde o traficante teria passado. Entre eles, o aeroporto. Lá, teria solicitado imagens. A reportagem não conseguiu confirmar se ele voou a partir do aeroporto. E ninguém do local comenta o assunto. A PF, sempre que consultada, informa que está em investigação e ponto. 

Um dos locais pelos quais o advogado e o cliente teriam passado foi o Mercadão de Maringá. Por lá, entretanto, nada foi localizado ao menos nas imagens. Foi o que disse o empresário Jair Morroni, administrador do local. 

 

André do Rap foi preso em uma operação, em 2019. Ele estava em um condomínio de luxo em Angra dos Reis.

Diversas forças policiais estão em busca do traficante. O nome dele foi colocado na lista da Interpol.

A decisão de manter o traficante preso foi levada ao plenário do STF. A maior parte dos ministros concordou com a manutenção dessa medida, nessa quarta-feira (14). 

Entre outros crimes, André do Rap é condenado por tráfico internacional de drogas.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade