Paraná tem sete casos de sarampo confirmados e 24 sob investigação
Imagem Ilustrativa/Foto:

Saúde

Paraná tem sete casos de sarampo confirmados e 24 sob investigação

Saúde por Carina Bernardino em 28/08/2019 - 09:20

Quatro casos foram registrados em Curitiba e os demais, em Campina Grande do Sul, Jacarezinho e Rolândia. A Secretaria Estadual de Saúde informou que todos os casos confirmados de sarampo são importados dos estados de São Paulo e Santa Catarina. Os pacientes foram medicados e foi feito bloqueio vacinal seletivo das pessoas que tiveram contato eles. A Sesa destaca que a vacina é a única maneira efetiva de prevenir a doença.

A nova instrução do Ministério da Saúde é que crianças entre seis meses e onze meses de idade também devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país. É a chamada “dose zero”.

Depois, as próximas duas doses que a criança deverá tomar são as já previstas no calendário nacional de vacinação: a dose número 1 aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola, e a dose 2 aos 15 meses com a vacina tetra viral que previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora.

A população com até 29 anos deve receber duas doses. Para quem tem entre 30 e 49 anos, basta ter registro de uma dose.

Acima dos 50 anos, a vacina é indicada apenas nos casos de bloqueio vacinal, após a exposição a casos de suspeita da doença ou confirmados.

Pessoas imunodeprimidas, mulheres grávidas e menores de seis meses de idade não devem tomar a vacina. Profissionais da área da saúde devem ser imunizados, independentemente da idade.

O Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) emite boletins semanais sobre situação da doença no país. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade