Paraná tem quase 40 casos de sarampo confirmados em dez cidades
Google Imagens/ Ilustrativa

Doença

Paraná tem quase 40 casos de sarampo confirmados em dez cidades

Saúde por Carina Bernardino em 26/09/2019 - 18:50

 Dois casos são em Maringá, de pacientes que viajaram para São Paulo, estado que enfrenta surto da doença 

Mais 26 casos de sarampo foram confirmados no Paraná, segundo novo boletim da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde). Com isto, o estado tem 39 pacientes com a doença. Outros 217 casos estão sendo investigados e 37 foram descartados. As informações foram divulgados nesta quinta-feira (26). O principal alerta é que dois novos casos de sarampo foram confirmados em bebês.

As confirmações são em dez municípios paranaenses. Na região Noroeste, existem somente dois registros e ambos são em Maringá. Os outros casos positivos são em Campina Grande do Sul (1), Campo Largo (1), Colombo (2), Curitiba (28), Fazenda Rio Grande (1), Pinhais (1), Ponta Grossa (1), Rolândia (1) e Jacarezinho (1). Em todo o Brasil, já são 4.507 casos confirmados de sarampo em 19 estados, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Sendo que a maior parte deles foi registrada em 168 municípios de São Paulo, estado que enfrenta surto da doença.

O vírus do sarampo é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, manchas avermelhadas na pele, que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo, entre outros. A vacinação é a melhor forma de evitar a doença. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade