Para CNTA paralisação já pode ser encerrada
Agência de Notícias do Paraná

Pelo fim da greve

Para CNTA paralisação já pode ser encerrada

Paraná por Luciana Peña em 29/05/2018 - 17:04

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Autônomos, que representa  caminhoneiros em vários bloqueios no estado, divulgou um comunicado oficial.  Neste comunicado a entidade considera que os caminhoneiros atingiram conquistas com a paralisação:
 1. Redução do preço do óleo diesel, no percentual equivalente ao PIS/Cofins e CIDE, por 60 dias. Após este prazo, o reajuste do preço do diesel será a cada 30 dias.

2. Isenção da cobrança de pedágio do eixo suspenso em todas as rodovias do Brasil, federais, estaduais e municipais.

3. Garantia de contratação de 30% do volume de fretes da CONAB, para os caminhoneiros autônomos, com dispensa de processo licitatório.

4. Tabela de piso mínimo de frete, reajustada a cada 6 meses, baseada nos custos de óleo diesel e pedágio.

5. Extinção das ações judiciais propostas pela União, relacionadas à paralisação.  


Mas a partir de agora, segue o comunicado: "os caminhoneiros, suas famílias e toda a sociedade começam a sofrer um desgaste desnecessário. Tudo que foi conquistado até agora, como a boa imagem da categoria perante a população e as reivindicações atendidas, correm o risco de se perder. A CNTA foi informada, através de diversos pontos de manifestações, que caminhoneiros estavam sendo forçados e ameaçados a permanecerem parados e que grupos estranhos ao movimento da categoria se infiltraram na paralisação com outros objetivos, do que foi apresentado na pauta inicial dos caminhoneiros."
 
O comunicado termina com a orientação da CNTA para que os bloqueios sejam desfeitos: “Entendemos que daqui para frente só haverá prejuízo aos caminhoneiros, de modo que a CNTA e todas as entidades sindicais de sua base, pedem a compreensão pelo fim da paralisação.” 
No bloqueio em Marialva os caminhoneiros dizem que são representados pela CNTA e por isso, após esse comunicado, mobilização neste ponto pode acabar. 

Ouça: Caminhoneiros negam que movimento seja político

Divulgação
Divulgação

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade