Ouvinte registrou alagamento na Avenida Morangueira durante tempestade

Você faz a pauta

Ouvinte registrou alagamento na Avenida Morangueira durante tempestade

Cidade por Luciana Peña em 01/07/2020 - 11:31

Ele pergunta quando os alagamentos vão acabar. A Secretaria de Obras explica que a região da Avenida Morangueira requer uma intervenção complexa e cara para melhorar a drenagem. Enquanto isso, todo cidadão pode contribuir aumentando a área permeável do próprio imóvel. A revisão do Plano Diretor trata sobre o assunto.

Marcelo, ouvinte da CBN Maringá, mandou um vídeo para a redação com imagens da Avenida Morangueira durante a tempestade nessa terça-feira.

 

O vídeo mostra um trecho da avenida todo alagado. Dá para ver carros passando em meio à água acumulada na avenida. O ouvinte diz que a situação é comum quando chove e pergunta quando a Prefeitura de Maringá vai resolver este problema.

A CBN conversou com o Secretário de Obras, Albari de Medeiros. Ele explicou que foram realizadas obras de drenagem na época em que a Morangueira foi reformada e recebeu corredores exclusivos para ônibus.

As obras reduziram bastante o problema de alagamentos em alguns trechos da Morangueira, mas em outros a solução depende de uma obra bem maior e bem mais cara.

O problema de escoamento da água da chuva naquela região vem desde a urbanização do bairro e se agravou com a falta de áreas permeáveis.[ouça no áudio acima]

O cidadão pode contribuir se aumentar a área permeável do próprio imóvel, ou pelo menos respeitar a legislação que determina calçada ecológica e área mínima permeável em cada construção. [ouça no áudio acima]

O secretário disse que ainda não há nenhum projeto executivo para esta obra de drenagem, apenas estudos.