OSM pede impugnação da licitação de roçadas
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/internet

Maringá

OSM pede impugnação da licitação de roçadas

Política por Luciana Peña em 13/12/2019 - 10:28

O Observatório Social alega que a licitação aberta este ano pela Prefeitura de Maringá, no valor de R$ 14 mi, é muito maior do que a do ano passado e pede esclarecimentos. Por que em um ano a extensão de roçada saltou de 15 mil m2  para 27 mil m2, questiona o OSM. E o valor máximo da licitação teve um aumento de 64% em um ano.

 

O Observatório Social de Maringá pediu, na última quarta-feira (11), a impugnação de uma licitação aberta pela Prefeitura de Maringá no valor de 14 milhões 185 mil reais. É uma licitação para contratar uma empresa para roçar terrenos públicos, incluindo canteiros centrais, e também para a capina de meio-fio.  

O valor da licitação aberta este ano é 64% maior do que a licitação aberta no ano passado. A metragem de roçada, não incluído aí a capina de meio-fio, também aumentou: 79%. 

Em 2018, foram contratados 14 mil e 400 metros quadrados de roçada e este ano 25 mil e 800 metros quadrados de roçada. Considerando a capina de meio-fio o número sobe para 27 mil  metros quadrados. O Observatório quer saber por que este aumento tão grande considerando doi fatores: a cidade não cresceu tanto a ponto de justificar esse acréscimo no serviço de roçada. 

Além disso, no ano passado, de acordo com os documentos disponíveis no site do Observatório Social, do total licitado para 2018, apenas 73% foram liquidados. Ou seja, 27% nem foram utilizados. Se não tinha tanto mato para roçar no ano passado, a ponto de restar 27% da área prevista, por que esse ano a Secretaria de Serviços Pùblicos prevê roçar oitenta por cento a mais? 

Para o OSM este acréscimo está fora da curva considerando o histórico de licitações da prefeitura. Em 2017, por exemplo, foram gastos 2 milhões 875 mil reais com roçada. A CBN entrou em contato com a Secretaria de Serviços Públicos. O secretário informou que a Prefeitura vai se pronunciar por meio de nota.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade