Orçamento de Maringá para 2019 deve ficar em 1,7 bilhão de reais
Victor Simião/ CBN Maringá

LOA

Orçamento de Maringá para 2019 deve ficar em 1,7 bilhão de reais

Cidade por Victor Simião em 24/09/2018 - 17:37

O dado foi apresentado nesta segunda-feira (24), em Audiência Pública. Folha de gastos com servidores no ano que vem já começa acima do limite prudencial.

O orçamento de Maringá para 2019 deve ficar em 1,7 bilhão de reais. A quantia está prevista na primeira versão da Lei Orçamentária Anual, a Loa, e foi apresentada e discutida em uma audiência pública. A reunião aberta foi nesta segunda-feira (24), no auditório Hélio Moreira.

Na prática, isso significa que o município pretende arrecadar 1,7 bi e gastar o mesmo valor.
No comparativo com 2018, com dados atualizados, o orçamento para o ano que vem está 5,36% maior. Por outro lado, a folha de gastos com servidores está em 49,6%, acima do limite de alerta, que é de 48,6%. No ano passado, a LOA prevista para 2018 apontava 45,02% com gastos da folha – na prática, está em 49% atualmente.

Para o ano que vem, Maringá deve gastar 717 milhões de reais com a folha de pagamento dos servidores. A saúde ficará com 30% da previsão de gastos; e educação, com 18% do orçamento. Em relação à folha de pagamento acima do limite de alerta, o secretário municipal da fazenda, Orlando Chiqueto, explicou que é uma despesa obrigatória, mas que estão sendo feitas ações para reduzir o índice.
 
A LOA tem de ser enviada à Câmara de Maringá até essa quinta-feira (27). Os vereadores podem fazer alterações e remanejamento de gastos, mas não podem apresentar emendas que aumentem as despesas do município.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade