A operação Porto Abandonado foi desencadeada na manhã desta quarta-feira (23). O nome da operação se refere à denominação do principal porto clandestino utilizado pelos criminosos.
Policiais federais, com apoio do Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar cumpriram mandados de busca e apreensão em Guaíra. Segundo a Polícia Federal, a operação foi deflagrada para combater uma organização criminosa que praticava crimes de tráfico de drogas, contrabando e descaminho de diversos tipos de mercadorias.
A Justiça Federal de Guaíra expediu nove mandados, quatro de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão.
Segundo a PF, os criminosos pegavam os produtos no Paraguai e levavam até um porto clandestino às margens do Lago de Itaipu. Em seguida, no lado brasileiro do rio, era feito o transbordo dos entorpecentes ou mercadorias via terrestre até um depósito clandestino, ou diretamente para os compradores em várias regiões do país.
A investigação da PF apurou que pelo menos três remessas foram vinculadas à organização criminosa. Armas de fogo, munições, carregadores e rádios comunicadores foram apreendidos.
Os investigados vão responder por crimes que cujas penas somadas podem chegar a 38 anos de prisão.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550