A Polícia Federal de Maringá deflagrou a Operação Ninja na manhã desta sexta-feira (20). Vinte policiais estão nas ruas cumprindo cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça de Curitiba. Os mandados são cumpridos em Maringá e Mandaguaçu.
De acordo com a PF, a operação tem o foco de desarticular uma organização criminosa responsável por pelo menos três financiamentos fraudulentos de veículos.
A operação é mais uma derivada da Operação Acesso Soturno, de dezembro do ano passado, que apura o roubo à residência de uma servidora da Justiça Federal de Maringá. As investigações apontaram que o mesmo grupo criminoso realizava manobras de fraudes em financiamentos em nomes de laranjas. Segundo a Polícia Federal, nessas três fraudes, a organização criminosa obteve R$ 256 mil.
Os suspeitos podem responder por crime contra o sistema financeiro nacional e organização criminosa. A Operação Ninja é a terceira derivada da Operação Acesso Soturno, as outras duas, Operação Século e Operação Cannabis Furari foram deflagradas também este mês, contra o mesmo grupo responsável pelo roubo de caminhões carregados com cigarros contrabandeados e drogas, conforme a PC.