Depois de meses praticamente parada, a van que transporta alunos de uma escolinha particular de Maringá foi uma das primeiras a passar pela inspeção da Secretaria de Mobilidade Urbana.
O dono da Van e proprietário da escolinha, que atende crianças de zero a 10 anos de idade, Eduardo Gouveia, diz que está ansioso pelo retorno das aulas presenciais nessa terça-feira. [ouça no áudio acima]
A inspeção do transporte escolar começou nesta segunda-feira e segue até a sexta, dia 5.
A vistoria está sendo agendada por causa da pandemia.
Os agentes da Semob verificam todos os equipamentos de segurança, se certificam de que todos os assentos têm cinto para os passageiros, que as poltronas estão em boas condições e que as partes elétrica e mecânica estão sem problemas. O check list é extenso, diz a gerente de concessões Zilda Valério. [ouça no áudio acima]
O número de veículos cadastrados para o transporte escolar era bem maior. Na pandemia muitas empresas reduziram a frota. Uma delas tirou de circulação dez ônibus, mas deve retomar os carros com a volta das aulas presenciais.
Mesmo na pandemia, a vistoria do transporte escolar foi realizada no ano passado. São duas inspeções anuais: em janeiro e em junho.
O agendamento é feito pela internet e o link está disponível no site da Prefeitura de Maringá.