Ônibus de transporte clandestino é esvaziado na Avenida Brasil
Carina Bernardino/CBN Maringá

Infração

Ônibus de transporte clandestino é esvaziado na Avenida Brasil

Trânsito por Carina Bernardino em 11/12/2018 - 09:03

Os passageiros que vieram de Mandaguaçu ficaram revoltados. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, a mesma empresa cometeu quase 40 infrações este ano em Maringá. Até este mês, outros sete veículos foram notificados pela Semob.

A CBN flagrou nesta segunda-feira (10) na Avenida Brasil em Maringá um ônibus de uma empresa de transportes sendo esvaziado. Cerca de 30 pessoas deixaram o veículo após determinação de um agente da Secretaria de Mobilidade Urbana. Todos são moradores de Mandaguaçu e trabalham em Maringá. A diarista Nadir das Neves ficou revoltada.

A doméstica Maria Aparecida Ferreira argumentou o benefício que a empresa traz aos moradores de Mandaguaçu, já que o custo do transporte intermunicipal é o dobro do pago hoje no transporte considerado irregular pela Semob. Cada passagem custa R$ 4. Ou seja, por dia ela gasta R$ 8 de ida e volta.

O ônibus parado pelo agente da Semob é de uma empresa de transportes de Mandaguaçu que tem uma frota de quatro veículos. Somente em Maringá neste ano, a mesma empresa já acumula 38 infrações de trânsito, como por avanço de sinal vermelho e parar em fila dupla.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, a empresa foi autuada várias vezes e já compareceu na secretaria, mas não aceita regularizar o transporte. É que os veículos poderiam continuar prestando o serviço na cidade na modalidade de fretamento, que exige um registro no DER - Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná.

O responsável pela empresa, o motorista Manuel Monteiro, não concordou com a autuação da Semob. Ele entende que não faz transporte de passageiros de Maringá e por isso, não teria que se adequar às regras estabelecidas para o município.

Somente neste ano, a Semob autuou sete empresas por transporte irregular e clandestino em Maringá. Todas recebem orientações de como prestar serviço dentro das regras do município e garantir a segurança necessária aos passageiros.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade