Nas ruas de Maringá, o fim do horário de verão divide opiniões
Google Imagens/ Ilustrativa

Energia

Nas ruas de Maringá, o fim do horário de verão divide opiniões

Cidade por Carina Bernardino em 13/02/2019 - 19:00

A Copel reforça que o período reduz a demanda de energia. No sábado (16), os relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão ser atrasados em uma hora.

Iniciado no dia 4 de novembro de 2018, o horário de verão chega ao fim no próximo sábado (16) em 10 estados do país e no Distrito Federal. Ou seja, nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, quando der meia noite, os relógios terão que ser atrasados em uma hora.

Nas ruas, a notícia do fim do horário de verão gera alegria e tristeza aos maringaenses. É que as opiniões se dividem, como uma relação de “amor” e “ódio”. Para a dona de casa Giseli Macedo, o fim do horário de verão gera “alívio”. Ela conta que gosta de dormir mais e que no horário atual, se sente cansada.

Ao contrário da dona de casa, pensa a estudante Giovana Maria Jorge. "A disposição é maior durante o horário de verão, principalmente para prática de atividade física".

Feliz mesmo está a vendedora Vanessa Diniz, que se adapta ao horário em qualquer época do ano. É que ela não tem preferência específica.

Mas afinal, qual a finalidade do horário de verão para a Copel? Segundo o gerente de gestão da inovação da Companhia Paranaense de Energia, Gustavo Klinguelfus, a medida prevê alívio de carga de 4,5% no consumo de energia, o que reduz a demanda no sistema elétrico.

A pergunta é: como economizar energia pensando na conta do final do mês? Diminuir o uso de aparelhos, como ar condicionado, ajuda muito.

Então, reforçando a informação, na virada de sábado para domingo os relógios no Paraná terão que ser atrasados em uma hora.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade