“Não temos medo de parâmetros”, diz reitor da UEM
Rodisley Souza/CBN Maringá

Lei Geral

“Não temos medo de parâmetros”, diz reitor da UEM

Política por Victor Simião em 11/07/2019 - 18:41

Desde junho, instituições de ensino superior públicas têm discutido com o Governo do Paraná a criação de uma Lei Geral. O que se sabe até o momento é que Executivo Estadual quer criar metas e estabelecer índices. Debate continua. 

O reitor da Universidade Estadual de Maringá, professor Julio Damasceno, afirmou que a instituição não tem medo de parâmetros, caso sejam criados pelo Governo do Paraná. Desde o mês de junho, reitores de todas as instituições públicas de ensino superior do estado têm se reunido com o Governo para discutir a proposta da chamada Lei Geral das Universidades. De modo resumido, o que o Executivo estadual quer é criar metas e propor alguns limites nessas instituições.

A minuta inicial, por exemplo, condicionou reajuste salarial e progressão na carreira ao aumento de arrecadação de impostos no Estado. Também apontou a necessidade de as universidades não terem cursos com poucos alunos – condicionando número de estudantes a verbas a serem recebidas.

Os sindicatos fizeram críticas, apontando a perda da autonomia universitária.

Nada ainda está decidido - discussões continuam a ser feitas. Os reitores se reuniram nesta semana na com o Governo para discutir a proposta do projeto de lei.

O professor Julio Damasceno, reitor da UEM, não quis fazer críticas específicas ao que já foi proposto porque o debate está em aberto, mas disse que será contra qualquer coisa que ferir a autonomia universitária.

O Governo do Paraná informou, por meio de nota, que a proposta da Lei Geral é buscar melhorar a qualidade da gestão de pessoas e repasse de recursos para as instituições. Além disso, escreveu que a nova lei busca fortalecer a autonomia e a qualidade das universidades.

Entidades interessadas no assunto devem enviar sugestões até o dia 15 de agosto para a Seti, Superintendência de Ensino, Ciência e Tecnologia do Paraná.

Deputados da região de Maringá têm sido mobilizados.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade